Saltar no trampolim é muitas vezes considerado como um dos melhores e mais eficazes exercícios que podes fazer! É um exercício de baixo impacto que tonifica os músculos e melhora a coordenação. A NASA acredita que “os exercícios de ‘rebound’ são a forma mais eficiente de exercício desenvolvida pelo Homem.”

Fitness Cardiovascular

Um estudo realizado pela NASA descobriu que 10 minutos a saltar num trampolim equivale a 33 minutos de corrida. O estudo refere ainda que “para níveis iguais de frequência cardíaca e consumo de oxigénio, a magnitude dos estímulos mecânicos é maior quando salta do que quando corre.” Saltar num trampolim estimula ainda o fluxo sanguíneo livrando o corpo de toxinas e outros resíduos.

Coordenação e Agilidade

O salto num trampolim aumenta a agilidade do teu corpo dando-te uma sensação de equilíbrio e coordenação. Vais aprender a ajustar a posição do teu corpo enquanto saltas e assim ganhar um maior controlo da coordenação dos teus braços e das tuas pernas. Uma melhor coordenação e habilidade motora podem ajudar-te noutros desportos. Ginastas e acrobatas também usam os trampolins para melhorar a sua coordenação em habilidades aéreas e no treino de quedas.

Exercício de Baixo Impacto

Embora o salto no trampolim forneça um treino intenso para os músculos e ossos, a almofada absorve 80 por cento do impacto. Ao contrário de correr ou jogar ténis, o trampolim fornece ao teu corpo um treino completo, reduzindo o risco de lesões nas articulações, nomeadamente tornozelos e joelhos. É especialmente benéfico para pessoas com menos mobilidade ou pessoas em reabilitação.

Tonificação Muscular

A tonificação e flexibilidade muscular é melhorada e a tua percentagem de gordura corporal diminui. A utilização regular de um trampolim também pode ajudar a melhorar a postura e saúde muscular em geral. John Beer, selecionador olímpico da equipa de trampolim britânica, diz: “Os músculos estão constantemente envolvidos na sua estabilidade e equilíbrio, significando assim uma postura, um estômago e parte a inferior das costas, mais fortes.”

Melhoria da Saúde

Saltar num trampolim regularmente ajuda a aumentar a taxa metabólica do teu corpo e a sua capacidade de queimar calorias de forma mais eficiente. Como resultado do aumento da força da gravidade que sentes quando saltas num trampolim, as células tornam-se mais fortes. Este tipo de exercício ajuda a aumentar a atividade das células do sistema imunitário, a manter as defesas naturais do corpo e reduz a hipótese de ficares doente.

Libertação de Stress

Saltar num trampolim pode ajudar a combater a depressão, ansiedade e stress, aumentando a quantidade de endorfinas liberadas pelo cérebro. Sessões regulares podem ajudar a relaxar, promovendo melhores padrões de sono e dando-te mais energia. Exercitar num trampolim aumenta a circulação de oxigénio no teu corpo, tornando-te mais alerta e melhorando o teu desempenho mental.

Treino e Instrução

Colocar o sistema músculo-esquelético sob leve tensão enquanto saltas permite que os teus ossos se tornem mais fortes por terem de lidar com a pressão do ressalto. A almofada do trampolim absorve a maior parte do impacto, para que os teus ossos e articulações sejam protegidos durante o exercício.